Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1228
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo da selfie como narrativa autobiográfica e testemunhal: o caso dos refugiados sírios
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Adriana de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Biondi, Angie
???metadata.dc.contributor.referee1???: Caetano, Kati Eliana
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Fernando
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objeto de pesquisa as selfies feitas pelos refugiados sírios. A escolha da selfie como um meio para que o sujeito, sobrevivente de uma guerra civil, fale de si, abre uma perspectiva para que esta prática seja pensada como um gesto participante do contexto sociopolítico dos sujeitos que a utilizam como o início do processo de diálogo com os sujeitos que não pertencem ao mesmo contexto. Esses sujeitos não pertencentes ao mesmo contexto não experimentaram o fato narrado e são chamados de espectadores. A relação entre eles se estabelece pela narrativa testemunhal e autobiográfica do sujeito que vive e experiencia o fato narrado. Portanto, o sujeito que fala de si é indissociável do acontecimento. Pensar na aproximação daqueles que viveram uma narrativa historicamente brutal (a guerra civil na Síria) com aqueles que não a viveram é unir dois mundos distintos com o intuito de que sejam compartilhados por meio da construção de um diálogo. Para chegar a esse ponto é necessário que o espectador faça uma desconstrução da palavra selfie. Ao final, percebe-se que a narrativa autobiográfica e testemunhal dos refugiados sírios cria uma relação de mise en abyme entre os sujeitos.
Abstract: The present dissertation aims at analyzing the Syrian refugees’ selfies. When choosing selfies as a means of showing what they are experiencing and how they feel, people going through a civil war open a perspective for us to think this practice as an action that is inserted in their sociopolitical context. It is used to start a dialogue process with people, here referred to as spectators that do not belong in the same context of the narrated fact. The relationship between those people is established by the mise en abyme (the narrative inside that narrative) as well as by the autobiographic testimonial narrative of the person going through the narrated fact. Therefore, those who talk about themselves cannot be dissociated from what is happening. Approaching people that experienced a brutal historical narrative (Syria civil war) to those who did not experience it is to connect two completely different worlds so that they could be shared by means of dialogue. To get to this point, it is necessary that the Viewer do a deconstruction of the word selfie. At the end, an autobiographical narrative and testimony of Syrian refugees creates a mise en abyme between subjects.
Keywords: Refugiados sírios
Narrativa testemunhal
Selfie
Refugees Syrians
Testimonial narrative
Mise en abyme
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Ferreira, Adriana de Oliveira. Estudo da selfie como narrativa autobiográfica e testemunhal: o caso dos refugiados sírios. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1228
Issue Date: 25-Jun-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO DA SELFIE COMO NARRATIVA.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.